A casa do futuro exposta no Salão Pense Imóveis

Que tipo de projeto é possível se conceber em 32 m²? Certamente uma sala com ambientes integrados ou um quarto com closet. Imagine, então, uma casa completa - e confortável - neste espaço, projetada para comportar tranquilamente duas pessoas.
 

Existem três premissas consideradas pela arquiteta Betina Gomes para criar sua versão de moradia futura. A tríade foi formada por tecnologia, sustentabilidade e mobilidade.
Foi a mobilidade, aliás, o que gerou a necessidade produzir uma casa de fácil transporte. Isso porque nos últimos anos a profissional se empenhou em participar de diversas mostras de sua área, mas a montagem dos espaços dispendia uma energia excessiva.

Por que não projetar, então, um mesmo espaço que pudesse ser construir uma só vez?

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integração de diferentes ambientes em um toque

O resultado do projeto é um espaço de 32 metros quadrados divididos em diferentes ambientes, desenhados tendo como base um programa de necessidades. Assim, integram o imóvel um dormitório de casal, home office, pista de dança, closet, banheiro, living, cozinha, sala de jantar, espaço zen e fitness.

O desafio é resolver todos esses ambientes no espaço exíguo da casa, o que foi resolvido por meio de novas tecnologias de automação. Para transformar esse único espaço em distintos ambientes por um simples toque no iPad, trabalhei com a motorização do mobiliário.

Assim, o painel da cabeceira da cama, por exemplo, desce e transforma a área em um tablado, com acesso através das mesas de cabeceira, que servem de degraus. De dentro do armário sai uma mesa de trabalho com uma superfície touch screen no tampo, sobre a qual se pode trabalhar.

As luminárias que servem como abajur na cena Dormir são braços articulados, adaptando-se à área de trabalho como luz de bancada. Por fim, se a necessidade for receber amigos para uma festa, a mesa não sai do armário e opta-se pela iluminação de boate. O piso do tablado é revestido de placas de LED e nele são projetadas imagens, criando o cenário Balada.

No modo Dormir, uma persiana rolô desce do teto e dá privacidade entre dormitório e sala, dividindo os espaços, conta a arquiteta. Em cada um dos ambientes foi considerada essa complexa gama de possibilidades.
As tecnologias também foram adaptadas para resolver problemas cotidianos. A cabine de banho de última geração permite que se conecte o iPhone a uma tela de LCD para acessar e-mails, músicas ou ainda assistir vídeos enquanto o usuário toma banho. O espelho também possui a mesma tecnologia, recebendo chamadas ou navegando na internet.

Sustentabilidade é a regra

Além de ser totalmente automatizada, a Casa do Futuro também é sustentável. A energia solar é captada através de placas fotovoltaicas e o residual fica armazenado com um sistema de baterias.

Na área externa há um sistema de toldos retráteis que cobrem a área da varanda e são acionados automaticamente através de sensores. Assim, se fizer muito sol ou se começar a chover, eles se abrem. Quando o sensor acusa vendaval, o toldo é recolhido, por segurança.

A casa também emite gráficos de consumo diários e regula a intensidade da iluminação artificial no interior de acordo com a luz natural que entra. Os tampos são feitos com resíduos de granito e mármore que seriam descartados e o esgoto cloacal é anaeróbio, uma forma mais limpa de tratamento.

A casa planejada pela arquiteta Betina Gomes estará disponível a visitação durante os quatro dias de Salão Pense Imóveis (de 22 a 25 de junho).

Via Pense Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário