Qual é o seu estilo???


Como este é o nosso primeiro post aqui do blog, nada melhor do que começar com a informação mais básica e mais importante na hora de decorar um ambiente. E a pergunta, que nós, profissionais da área fazemos para o cliente é: Qual estilo de decoração você mais se identifica?
Na hora de responder sempre dá aquela pausa (piiiii) para pensar... para facilitar a vida do cliente e a nossa, e para tentar entender bem o que ele quer dizer, nada melhor que mostrar imagens de cada tipo de decoração... Por isso, elaboramos aqui para vocês, nosso primeiro post  (com muita alegriaaaa :D) com exemplos de ambientes, falando um pouco sobre cada estilo.

CONTEMPORÂNEO
Define-se por texturas e linhas simples, onde o espaço, a cor e as formas adquirem um tom elegante e fresco. Os tons de preto e branco são as principais cores,  complementado com algum brilho. Um dos elementos que distingue o estilo é a linha. Alguns detalhes são os tetos altos e janelas nuas, os espaços vazios nas paredes e entre os móveis, onde cada peça se destaca. O mobiliário é liso e simples, de formas geométricas, com estofados sem detalhes, usa-se o metal e vidros, no piso, os tapetes devem ter cor e podem ser estampados ou de formas geométricas. 

CASUAL
Baseia-se em detalhes simples, criam um ambiente acolhedor, confortável e convidativo, com pouco brilho e de fibras naturais, como algodão, linho e lã. Uma das características são as cores neutras como o bege e cinza, mas poderão ser usados também tons pastéis, que dão uma sensação de paz. As peças são de linhas horizontais e grandes, isso ajuda a criar uma aparência descansada. As madeiras geralmente são de carvalho, também se usa o ferro, as almofadas estão por todo o lado, e no chão o sisal ou tapetes são muito luxuosos e com padrões geométricos.

MINIMALISTA
Tem como lema: "Menos é mais". Este estilo é muito interessante devido ao uso de poucos móveis e pouquíssimas peças; as vezes, nenhuma (como o próprio nome sugere). Sendo assim, seu uso mais frequente é encontrado em salas de estar ou tv, hall, corredores e até no paisagismo. Emprega-se poucos materiais, os móveis tem que ser de muito bom gosto, bem como quadros e acessórios, que devem causar, por sua vez, uma ótima impressão por serem poucos, mas de grande importância. Peças assinadas e caras compõem o ambiante minimalista. O preto e o branco são os mais indicados.

RÚSTICO
É definido por sua textura, acabamento não delicado, "imperfeito", com formas mais naturais. Para ser rústico é preciso enxergar o material base, os veios, a fibra ou deve remeter ao campo e a vida colonial. O estilo remete ás fazendas com marcas do tempo e paredes irregulares. Usa-se madeira, pedras e tijolinhos irregulares, tecidos naturais ou fibras, como a palha, por exemplo. É despretencioso e é comum vir acompanhado de artesanato.

RETRÔ/VINTAGE
Nada mais é que juntar várias décadas de estilos (anos 50, 60 e 70) num só. De cores brilhantes, misturam-se todas. Nas paredes o papel florido é o mais usado. Os tecidos, esses são xadrezes, floridos, lisos, a combinar, nada é proibido na decoração e os sofás são de assento largo e com grandes almofadas coloridas. No mundo dos acessórios não há nenhum limite e vão desde a chaleira em cima da mesa de cabeceira até o junkebox, a arte e a escultura são abstratas. Para o chão só há três escolhas, alcatifas, madeira natural e claro os azulejos multicoloridos e em padrão quadriculado.

CLÁSSICO
Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. Requer espaços amplos e altos para poder receber mobiliário e peças decorativas igualmente vistosas, sendo estas o coração do estilo clássico. A própria arquitectura do espaço é fundamental, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, ostentando ornamentações sublimes. No estilo clássico, todo o mobiliário é antigo ou então assemelha-se a exemplares de outros tempos, tendo sido reproduzidos precisamente com esse objetivo.

ROMÂNTICO/PROVENÇAL
Define-se por ser rico em detalhes românticos. Tem um ar marcado inglês, bucólico e acolhedor. A madeira tem aspecto envelhecido e o decoupage está sempre muito presente. Estampados clássicos, em especial o floral, características da decoração britânica, são indispensáveis e são empregados em papéis de parede, cortinas, tapetes ou objetos de cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário