Mostra Black 2012


Uma casa modernista da década de 1960 reúne até o fim de junho, em São Paulo, mais de 20 profissionais prestigiados da arquitetura e do design de interiores para a segunda edição da Hyundai Mostra Black. A curadoria de Sergio Zobaran traz o time consagrado do primeiro ano – Alex Hanazaki, Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco, David Bastos, Fernanda Marques, João Armentano, Jorge Elias, Luiz Carlos Orsini, Murilo Lomas, Renata Seripieri, Roberto Migotto e Sig Bergamin – e inclui estreantes como o carioca André Piva, a dupla Beto Galvez e Nórea de Vitto, a decoradora Christina Hamoui, Debora Aguiar, Gilberto Elkis, Guilherme Torres, Marina Linhares, o designer Rodrigo Almeida, o paisagista Rodrigo Oliveira e a Triplex Arquitetura. Idealizado pela arquiteta Raquel Silveira, o evento apresenta uma vitrine das tendências da arquitetura, da decoração de interiores, do design de mobiliário e do paisagismo na residência de 5.100m². 

A Mostra Black abre suas portas para o público hoje, dia 22 de maio.

Fica a dica para quem mora em São Paulo ou está passagem por lá, vale a pena visitar!
 
Confira abaixo alguns dos principais espaços da exposição!

Loft gourmet, de André Piva
Com um luxo sutil e ar contemporâneo, o arquiteto se preocupou em fazer um ambiente amplo e integrado pelo piso, que recebeu uma resina espanhola, para reunir a família. O living é o foco do espaço e fica aberto para a sala de jogos e a sala de jantar, colada na adega climatizada. “É um loft brasileiro, com todos os espaços juntos. Tem verde, tem lazer, tem descanso”, explica André Piva.


Jardim Hana Zaki, de Alex Hanazaki
O paisagista fez uma leitura poética do interior paulista, com os traçados geométricos das plantações e das formas soltas dos vales, para criar o jardim de entrada da casa modernista, onde se destacam as centenárias cerejeiras Okinawa sobre o espelho d’água. O deque de madeira reciclada, as luminárias de chão LED (de baixo consumo) e as plantas e as pedras com certificado verde mostram a preocupação do paisagista com a questão ecológica e sustentável no ambiente.


Espaço Casa Vogue
O verso Uma Coisa são Duas, de Carlos Drummond de Andrade, inspirou Eder Chiodetto a fazer a curadoria do ambiente, que reúne trabalhos inéditos de 14 fotógrafos. Com projeto da AR Arquitetos, o espaço celebra, portanto, o poder da imagem. A montagem foi da Fresh Design, com apoio da Valchromat, da Galeria Central Ímpar e da Trust Iluminação. Sob patrocínio da Absolut, o ambiente também abrigará debates sobre o universo imagético.



Bike lover studio, de Christina Hamoui
Estreante na Mostra Black, a decoradora projetou um moderno studio para um ciclista. O movimento das linhas da chaise amarela de balanço, da Atrium, e do quadro da galeria Rejane Tacchi contrastam o tom sóbrio e masculino do ambiente por conta do revestimento de madeira cinza nas paredes e no teto, da Marcenaria Raízes.




Sala de jogos, de Dado Castello Branco
O cômodo de 42m² à beira da piscina possui uma atmosfera alegre e descontraída para abrigar tanto um espaço de leitura quanto um salão de jogos. A base bege e cinza do mobiliário destaca as obras de arte, da galeria Arte Edições, e as mesas de jogos, desenhadas pelo próprio arquiteto para a Ethel.


Living de praia, de David Bastos
A aposta na descontração e na base branca criou um living confortável. Para dar um ar litorâneo ao ambiente, os móveis italianos foram encapados com linho branco e as réplicas de barcos e os corais ficam em bases de acrílicos como peças decorativas. Como ponto de cor, o arquiteto baiano pinça o azul, que aparece no tapete, da By Kamy; o vermelho, da Ornare; e o inox da gaveta refrigerada e do frigobar, ambos da Viking.


Jardim tropical exótico, de Gilberto Elkis
A piscina do jardim central da casa foi reformada para ganhar uma nova borda, agora com mármore Travertino Anticato, uma prainha e um solário; e os antigos azulejos foram trocados pelas pedras naturais de Água Marinha. A vegetação — com destaque para as palmeiras Fênix e Areca, as baixinhas Cycas, os arbustos de Manacá da Serra, os lírios amarelos, o canto de Comigo ninguém pode e Costela-de-Adão, além da forração de grama preta — forma uma cerca viva e dá textura e volumetria ao espaço de 400 m².

 
Gazebo, de Marina Linhares
O espaço privilegia a área verde com uma cobertura translúcida de vidro. A arquiteta revestiu o sofá com tecido da Entreposto, e o teto “invisível” com ripas de madeira para criar, com a ajuda dos raios solares, um efeito de luz e sombra o dia todo.



Restaurante, de Renata Serepieri
A grande estrutura de madeira laminada se integra ao paisagismo do pátio interno, ressaltando os materiais naturais, como o barro na parede do bar e a madeira sólida das banquetas da Tora Brasil. As cadeiras tramadas de Harry Bertoia e as plantas, da florista Toioco Kamogawa, trazem leveza ao restaurante que será operado pela equipe do Terraço Itália durante o evento.

 
Lounge África pop rock, de Roberto Migotto
O desenho solto e despojado do lounge flerta com a mesma intensidade com o rock, que está nas tachas nas poltronas Érea; com o étnico, das estampas tribais e da mesa com pé de chifre, da Ivy; e com o clássico, das cadeiras e poltronas italianas, da Cassina. Por fim, a caixa de nogueira brilhante valoriza a estrutura modernista da casa e, também, os tons de marrom, bege, havana e cru do ambiente.

 

Gabinete, de Rodrigo Almeida
As cores da obra Noite Indormida, obra de Roberto Burle Marx, pulam da tela direto para o escritório, que faz uma sublime reverência ao arquiteto-paisagista. A homenagem também pode ser vista nos painéis que colorem a parede de palha, de Celina Dias, e na mesa de couro verde, que foi desenhada pelo próprio designer respeitando as linhas modernas e fluidas do carioca.


Sala da colecionadora, de Beto Galvez e Nórea De Vitto
A iluminação das arandelas na parede de madeira, da Vermeil, remete ao efeito usado nas exposições, a paixão da personagem que inspirou o espaço. A fotografia de Frank Thiel, da galeria Leme, e as formas da poltrona dão leveza na sala feita para uma colecionadora de arte.
___________________________________________________________________________________

Hyundai Mostra Black
Endereço: Rua Professor Fonseca Rodrigues, 664, Alto de Pinheiros, São Paulo
Data: de 22 de maio a 24 de junho
Horário: terças a sábados e feriados, das 11h30 às 21h30; domingo, das 11h às 19h30
Entrada: R$ 100


Via VOGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário