50 versões celebram 50 anos da Egg

Não é exagero afirmar que qualquer lista das peças mais importantes da história do design que pretenda ser séria deve, obrigatoriamente, incluir a poltrona Egg, possivelmente perto do topo do ranking. O icônico móvel, criado por um autor de ícones em série – o dinamarquês Arne Jacobsen –, comemora, neste ano, meio século de existência. Para celebrar a data, o artista plástico Tal R – que já decorou até a casa de inverno da família real dinamarquesa – customizou 50 exemplares da peça, que ficarão expostos no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, em São Paulo, a partir desta sexta-feira.



Quem estiver por SP pode conferir ao vivo!

Egg Chair e Tal R
Local: Museu Brasileiro da Escultura – MuBE
Endereço: avenida Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo
Data: de 31 de agosto a 23 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca

Via Vogue

Cadeira Louis Ghost comemora 10 anos!

A Cadeira Louis Ghost de Starck é o móvel assinado mais vendido do mundo.

 EU ADORO!


Nem parece, mas lá se vão dez anos do momento em que Philippe Starck extraiu o que havia de mais puro na essência de um clássico do mobiliário ocidental – a barroca poltrona Luís XV – para criar um fenômeno de crítica e público. Do alto da sua glória transparente, a cadeira Louis Ghost chega à sua primeira década de vida, tendo atingido a marca de mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo.
É a cadeira assinada mais vendida no planeta segundo a Kartell, a fabricante italiana que ajudou Starck a dar forma a esse elo de plástico entre o antigo e o novo. Foi ela, na verdade, a peça responsável por dar à marca sua reputação de casa dos móveis de plástico transparentes, material que até hoje compõe parte significante do mobiliário feito pela Kartell.

De acordo com o seu criador, “o sucesso universal da cadeira Louis Ghost não deriva de seu design, mas da memória comum”, da combinação de formas e estilos que povoam o “inconsciente coletivo”: os braços longos, o medalhão nas costas e o corpo robusto equilibram o desenho que deslumbra e cativa muita gente.
A transparência do policarbonato estimula a experiência tátil ao mesmo tempo que ironiza o visual frágil e evanescente da peça. As cadeiras, na verdade, são resistentes e podem ser empilhadas em colunas com até seis peças sem danos. E são versáteis: ocupam desde os interiores das casas mais diversas até a Ópera de Praga. Goste ou não, é um inegável ícone do design contemporâneo (que no Brasil pode ser encontrado em lugares como a própria Kartell ou em outras lojas do segmento).





 





























 


Via Vogue

Hugo França transforma resíduo florestal em Art Design

Dias atrás fui há uma palestra super interessante ministrada por Hugo França, engenheiro e designer brasileiro, um grande criador de fascinantes peças de ecodesign, todas feitas a partir de resíduos florestais. Fiquei encantanda em conhecer mais a fundo suas coleções belíssimas e brasileiríssimas, mas infelizmente, totalmente desconhecidas pelos próprios conterrâneos. Ele deu uma aula de como tudo começou e como se desenvolveu toda a sua trajetória no design. 

Conheça um pouco mais:
O processo de produção das peças de Hugo França confunde-se com o conceito do seu trabalho: a preocupação com o desperdício da madeira e a crença em que há possibilidades infinitas de reaproveitamento deste material descartado por não possuir interesse comercial.

A utilização de resíduos florestais para a produção de peças demanda buscas constantes nas matas da região de Trancoso (BA). Nesses percursos feitos a pé, de jegue, de canoa, Hugo França conta com a ajuda dos indígenas e mateiros locais além do conhecimento da região que ele próprio adquiriu nos 15 anos em que morou no litoral sul baiano. Desde que não tenham sofrido danos irreversíveis, todas as partes da árvore encontradas podem ser utilizadas. Raízes desenterradas, troncos ocos, toras maciças e galhos são transformados pelo olhar de Hugo França em objetos únicos.

A dificuldade de transporte pelo peso da matéria-prima impõe que os primeiros cortes sejam realizados no local onde a árvore é encontrada.
E assim começam a surgir os primeiros sinais de mesas, bancos, cadeiras, aparadores... Nas etapas seguintes, a peça tem seu desenho final definido e recebe acabamento. Durante todo o processo, as formas e texturas naturais são valorizadas de modo que as esculturas mobiliárias remetam sempre àquela que lhes deu origem: a árvore.





 



Concha do mar vira inspiração de mesa

A mesa Nautilus projetada por Marc Fish é uma peça experimental que abraçou a tecnologia moderna com inovadoras combinações e técnicas de construção. Com inspiração na concha do mar Nautilus ela possui sobreposição de mais de 4000 peças de madeira criando um único espiral, perfeitamente desenhada e excecutada. 








Festival Design Weekend! em SP

A partir de Agosto de 2012, o Brasil entrará definitivamente no circuito mundial de festivais de Design. Inspirado na MILANO DESIGN WEEK e no LONDON DESIGN FESTIVAL, o DESIGN WEEKEND – DW! terá sua primeira edição realizada em São Paulo, de 23 a 26 de Agosto.
O DW!, idealizado por Lauro Andrade, diretor da SUMMIT PROMO com curadoria de Pedro Ariel, será composto por um conjunto de eventos independentes e simultâneos, organizados e realizados por dezenas de parceiros, e integrados pelo Programa Oficial, divulgado pelos realizadores do DW!.
O festival tem como objetivo principal promover o design e suas conexões transversais com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.
As atividades públicas e privadas do DW! serão promovidas em diversos pontos estratégicos da Cidade de São Paulo como Museus, Galerias, Estúdios, Lojas, Parques, Praças, ONGs, dentre outros. Estes espaços estão localizados nas regiões da Al. Gabriel Monteiro da Silva e arredores, Av. Paulista e arredores, Vila Madalena e Pinheiros, Centro e Santa Cecília e Ibirapuera/Moema e Vl Nova Conceição.

Para quem mora ou está de passagem para SP, não perca esta primeiríssima edição do DW!

Quando? De 23 a 26 de agosto
Que horas? Das 10h00 às 20h00
Locais? Al. Gabriel Monteiro da Silva e arredores, Av. Paulista e arredores, Vila Madalena e Pinheiros, Centro e Santa Cecília e Ibirapuera/Moema e Vl Nova Conceição.
Quer mais informações? Acesse www.designweekend.com.br
*Serviço de táxis no local

Tronco de árvore vira luminária Hi-Tech

LED e resina preenchem rasgos em madeira



 Através dos sulcos abertos por Marco Stefanelli, restos de troncos de árvores propagam uma luz difusa e amarelada. Com descartes de serrarias, pilhas de lenha e pedaços de madeira encontrados à beira de rios, o italiano cria peças de design, em um híbrido de arte, tecnologia, iluminação e mobiliário.
O designer remove pedaços que vão da casca ao cerne da madeira e embute fiação e lâmpadas de LED nas faixas iluminadas e irregulares. O buraco é preenchido com uma resina brilhante e lisa – que dá um ar contemporâneo ao mesmo tempo que contrasta com a sucata rústica e áspera – e forma itens multifuncionais.
Além de luminárias de piso, os pedaços largos servem como racks compactos, enquanto os médios funcionam como banquetas. Já os menores ou mais finos viram luminárias de mesa ou acessórios decorativos na estante.
A coleção Brecce ("brecha" em italiano), que foi lançada no último Salão do Móvel de Milão pela Cascina Cuccagna, produz com as faixas de LED um efeito calmante e natural nos cômodos. Uma experiência sensorial para vestir a casa inteira.





























 Via Vogue

Banya House na Austrália, by TONIC

O conceito por trás desta casa em Brisbane, Austrália projetada pela TONIC, foi criar um oásis urbano com o fator WOW! Como resultado, a casa foi projetada em torno de um pátio central, com fluxos espaçosos nas áreas que ficam fora dete pátio, mantendo a conexão visual em todos os níveis em toda a rua até um parque local, mas sem comprometer a privacidade dos ocupantes. A casa teve que apelar para uma multidão de potenciais dos ocupantes, como resultado, a casa tem os espaços adaptáveis ​​para atender a todos. Tendo como foco principal o pátio central com a piscina, e em todos os espaços vivos têm-se a capacidade de abrir para fora, que é perfeito para o clima Queensland.




















Via Contemporist